Câmara aprova projeto que proíbe alterações ou edições de textos da Bíblia

24/11/2022 19:55

 

Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 23, em votação simbólica, um projeto de lei que proíbe alteração ou adição aos textos da Bíblia Sagrada. A proposta, que tramitou em regime de urgência, segue agora para votação no Senado. Deputados de PSOL, Novo e Rede criticaram o projeto.

O texto, que conta com um único artigo, “veda qualquer alteração, edição ou adição aos textos da Bíblia, composta pelo antigo e pelo novo testamento em seus capítulos ou versículos, sendo garantida a pregação do seu conteúdo em todo o território nacional.”

“Não se pode permitir possibilidades para que nunca esse livro sagrado seja tocado em nenhum momento da nossa existência, por isso nossa legítima preocupação em tombar esse texto com um projeto no Parlamento”, disse deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), autor do projeto, segundo informações da Agência Câmara Notícias.

Eli Borges, relator do projeto de lei que proíbe alteração ou edição nos textos da Bíblia. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Eli Borges, relator do projeto de lei que proíbe alteração ou edição nos textos da Bíblia. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados© Fornecido por Estadão

Conforme o relator do texto, deputado Eli Borges (PL-TO), o último Censo indica que 87% da população brasileira professa uma fé cristã, reunidos em igrejas de diversas denominações.

“Somos, portanto, milhões de brasileiros que temos os ensinamentos e a obediência aos preceitos da Bíblia Sagrada como dogma da nossa fé”, afirmou ele.

Somente os partidos PSOL, Novo e Rede orientaram suas bancadas a votarem contra a proposta.

“Existem diferentes versões da Bíblia, adaptadas para cada público. Quem vai definir? O Estado vai dizer que essa Bíblia vale e aquela não vale? Cada pessoa deve dar a interpretação que quer dar à Bíblia porque o Estado é laico”, questionou o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). “Se não pode haver alteração, então qualquer material didático com ilustrações para crianças não poderá ser editado. Não poderemos colocar uma religião ao abrigo de outras religiões”, afirmou ainda a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).